quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dica Gourmet - Souflé Gelado de Morango


Dica Gourmet

Uma deliciosa receita de Soufflé Gelado de Morango

Ingredientes:

50g de morangos
250g de queijo fresco 0% gordura
4 colheres (sopa) de açúcar
4 claras de ovos

Modo de Preparo:

Coloque morangos frescos no liquidificador. Acrescente queijo fresco com 0% de gordura, açúcar, bate no liquidificador até obter uma massa homogênea. Retire a massa do liquidificador e misture claras em neve. Coloque a mistura em pequenos potinhos e deixe no congelador por cerca de 2 horas.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Malas Prontas - Viana do Castelo - Portugal

Fomos conhecer Viana do Castelo em Portugal.


Viana do Castelo fica situada no norte de Portugal, na foz do rio Lima. O símbolo da cidade é a Basílica do Monte de Santa Luzia, construída, no início do século XX, à semelhança do Sacré Coeur de Montmartre (Paris), de onde se pode admirar uma vista espectacular não só sobre a cidade e as praias atlânticas como igualmente, em dias de céu limpo, desde a Póvoa do Varzim, a sul, até ao monte de Santa Tecla, em Espanha. Um funicular, funciona durante o verão, estabelece a ligação entre a cidade e o topo do monte, onde, para além da basílica e jardins envolventes, pode ser observado o imponente edifício da Pousada.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pedagogia Waldorf

As aulas já começaram! Aproveitamos este momento para conhecer uma nova escola infantil que surge com a proposta de ensino da pedagogia Waldorf. Mas afinal, o que é a pedagogia Waldorf?
A Pedagogia Waldorf foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha, inicialmente era uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória (daí seu nome), a pedido deles. Distinguindo-se desde o início por ideais e métodos pedagógicos até hoje revolucionários, ela cresceu continuamente, com interrupção durante a 2a. guerra mundial, e proibição no leste europeu até o fim dos regimes comunistas. Hoje conta com mais de 1.000 escolas no mundo inteiro.
As escolas Waldorf sempre foram integradas da 1a à 8a (ou 9a) séries, e até a 12a quando possuem o ensino médio, de 4 anos. Não há repetições de ano, e nem atribuição de notas no sentido usual.
As escolas Waldorf são totalmente livres do ponto de vista pedagógico, pertencendo em geral a uma associação beneficente sem fins lucrativos. Idealmente, a administração escolar é feita pelos próprios professores. O amor que os professores Waldorf devem desenvolver pelos seus alunos, e o conhecimento profundo que eles adquirem de cada aluno são outras características fundamentais da pedagogia. Por exemplo, idealmente durante os 8 anos do ensino fundamental cada classe tem um único professor que dá todas as matérias principais, isto é, fora artes, artesanato, educação física e línguas estrangeiras (em geral duas, nos 12 anos de escolaridade). No ensino médio há um professor que, durante os 4 anos, assume o papel de tutor da classe.
A Pedagogia Waldorf parte do princípio de que o ser humano é constituído por três qualidades essenciais: de agir, de sentir e de pensar, e que estas precisam ser desenvolvidas com a mesma atenção e interesse para que, no futuro, este ser humano se torne um adulto equilibrado, consciente, criativo e confiante em suas capacidades.
Na Escola Waldorf, as disciplinas que compõe a grade curricular seguem as diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental. Além das disciplinas de Base Nacional Comum, fazem parte do currículo da Pedagogia Waldorf, disciplinas como Trabalhos Manuais, Música, Euritmia (Arte do Movimento), Línguas Estrangeiras (Inglês e Alemão) e Artes Aplicadas.

Quer saber sobre esta pedagogia? Visite o site http://www.sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm

Escola Canto da Arara
Rua Antônio Rathol, 700 - Bairro Alegre
Telefone: 8139-0895

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sobre o carnaval

Um pouco de História...


Há mais de 2.500 anos que o Homem se diverte, pelo menos uma vez ao ano, de um modo irreal e utópico.

Era assim nas saturnais romarias, nas manifestações gregas do século V antes de Cristo. E nas festas romanas, como o Carnaval, ou Carnevalle, festa da carne. Onde todas as formas de sedução podiam ser exercidas.

A pudica Igreja Católica montou o cerco. Permitia, mas depois mergulhava a humanidade em 40 dias de trevas com a soturna Quaresma. Para depois permitir que todos se alegrassem novamente, com o luminoso domingo de Ramos, a Semana Santa e o avassalador domingo de Páscoa, com o mistério da ressureição.

O entrudo
O entrudo era o Carnaval dos tempos imperiais do Brasil. José Nogueira de Oliveira Paredes conta que, reinava, até então, no carnaval carioca, o famoso Entrudo trazido pelos portugueses. Ou seja, o banho que se dava aos transeúntes com água, nem sempre cheirosa como deveria ser, segundo o que era praticado pelas elites da época: o conhecido limão de cheiro e as bisnagas com água perfumada.

O povão se encarregou de desmoralizar o Entrudo jogando água suja mesmo uns aos outros e ai... virava arruaça, pancadaria, policia, etc. Várias tentativas foram feitas pelas autoridades para debelar tal barbaridade mas pouco adiantava. Apesar de todos os rigores, no Brasil imperava sempre esses perigosos folguedos.

O Entrudo tocou o seu auge pelo exemplo que vinha de cima: o primeiro imperador, dizem, era louco por esta brincadeira.

O segundo seguiu-lhe as pegadas e o Paço de São Cristovão tornava-se teatro de lutas, em que tomavam parte o jovem soberano, seus camaristas e suas augustas irmãs. Já velho, quando em Petrópolis, era alvejado pelos mimosos limões de cheiro atirados por donas e donzelas.

Chegava ao palácio molhado como um pinto. O Entrudo predominou entre nós durante quase três séculos e contra ele movia-se cerrada campanha.

(Fonte: José Maria Campos Manzo)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

É Carnaval! Estilo M 10/02/2010

Olá pessoal! O Estilo M desta semana está em clima de carnaval!
Para começar, convidamos o maquiador e cabeleireiro João Coiffeur para nos ensinar dicas de maquiagem e cabelo para arrasar neste carnaval.

A apresentadora do Cabine Esportiva, Alinne Fanelli, compareceu especialmente no programa para testar o look de carnaval.



Dicas de acessórios e fantasias para o carnaval

Apresentamos diversas opções de chapéus, máscaras, tiaras e outros acessórios que a Michelle da loja TNT reservou para este carnaval, são tantas opções que fica até difícil escolher!

bastidores da gravação

Carnaval de Veneza
O Malas Prontas nos levou para o berço do Carnaval! Fomos até Veneza conhecer a história do Carvanal e o luxuoso Carnaval de Máscaras de Veneza!
 Faça você mesmo!

Que tal fazer a sua máscara personalizada? Afinal, é praticamente um símbolo carnavalesco, não é mesmo? Nas lojas de fantasias vocês podem encontrar vários modelos diferentes, mas eu recomendo FAZER uma! Isso mesmo! Façam a sua própria máscara!

Para desenvolver sua própria máscara você precisará:
• Atadura de gesso
• Água
• Gaze
• Tesoura
• Vaselina
• Touca de cabelo
• Pincel

Como fazer:
Comece protegendo seu cabelo com uma touca. Passe vaselina líquida no rosto para não grudar o gesso no rosto. Cubra o rosto com uma fina camada de gaze. Corte a atadura de gesso em tiras para cobrir o rosto. Com um pincel(qualquer tipo) vá molhando o gesso para formar a máscara. Deixe um buraco no nariz e outros nos olhos e ainda com o gesso molhado vá alisando, com os dedos, os buracos para ficar com um acabamento melhor. Deixe no rosto durante 5 minutos, depois retire e deixe secar(sem ser exposto ao sol).
E por último use sua criatividade para decorá-la!

Para decoração você pode abusar de sua criatividade. Aproveite! Use tintas, sprays, tecidos, fitas, penas, papel, glitter e tudo que gostar. Faça um projeto de desenho em um papel antes de começar a decorá-la.

Com todas essas dicas, agora é só aproveitar o Carnaval!