quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vamos conhecer um pouco sobre a Fonoaudiologia e Distúrbios da comunicação

O programa desta semana falou de problemas relacionados a fala. Convidamos a Fonoaudióloga Fernanda Rocha Martins D´Avila Ribeiro para nos explicar quais são os principais problemas fonoaudiológicos, causas e tratamentos. Veja abaixo:

O fonoaudiólogo é o profissional da saúde especializado no diagnóstico e no tratamento de crianças e adultos, que apresentam problemas na comunicação oral ou escrita.



Quais são os “Problemas na Comunicação” mais comuns?

Distúrbios da Comunicação são problemas que dificultam ou impedem a comunicação normal de um indivíduo com os outros.

Esses problemas podem ser:

1) dificuldades na produção dos sons da fala;


2) problemas de voz;


3) problemas para respirar, mastigar e engolir;

4) distúrbios de linguagem oral;

5) dificuldade em leitura e escrita;

6) gagueira ou dificuldade em controlar a velocidade da fala (muito rápida ou muito lenta);


7) problemas de audição (perda auditiva e desordem de processamento auditivo).

Quando devo procurar um fonoaudiólogo ?
Como é o tratamento fonoaudiológico?

1) Problemas na fala:
Os problemas de comunicação relacionados à fala são mais facilmente observáveis do que qualquer outro.

As principais dificuldades apresentadas na produção dos sons da fala são:

- trocas de fonemas (diz tachorro para cachorro)
- omissões articulatórias (diz sovete ao invés de sorvete)
- distorções fonêmicas (os sons são produzidos, mas não de forma nítida, como o /s/ com a língua entre os dentes).
Aos 5 anos espera-se que a criança já tenha adquirido todos os fonemas necessários para manter uma conversação normal.

Espera-se também que, nesta idade, a criança já tenha abandonado há algum tempo a sucção da chupeta, da mamadeira e do dedo e que já esteja se alimentando basicamente de produtos sólidos.

Quando a criança fala algo errado, não se deve repetir a palavra incorreta para depois falar a certa, mas apenas apresentar o padrão correto. Este procedimento impede que a criança se confunda.


As trocas apresentas na fala podem ou não ser transpostas para a escrita. Porém, sabemos que quanto antes o tratamento fonoaudiológico for iniciado, menos chances correremos de ter uma criança com um distúrbio de escrita.

É importante esclarecer, também, que não existem pessoas mudas. Todos nós podemos nos comunicar, seja através da fala, da escrita, de gestos, desenhos, símbolos visuais, entre outros.

2) Problemas na voz
Os problemas de voz são freqüentemente encontrados em todos os tipos de população, independentemente de sexo e faixa etária.
Nas crianças em idade escolar, encontramos principalmente meninos com alteração de voz, geralmente rouquidão. Isso acontece, porque são os meninos que se envolvem em brincadeiras agitadas, onde o grito é fundamental (futebol, lutas, competições, etc.). Assim, desenvolvem disfonias, ou seja, disfunções vocais, por abuso ou mau uso da voz. Por isso, é importante conscientizar a criança da importância da voz para a comunicação e dos transtornos que a falta dela pode causar. É importante também que pais e professores dêem o exemplo, evitando assim, gritar em casa e na sala de aula. Para manter a atenção e a ordem na classe podem ser usados recursos alternativos, como um apito, palmas, gestos indicativos, etc.


Entretanto, há crianças que apresentam rouquidão muito antes da idade escolar. Quando bebê, elas já choravam rouco e ainda hoje sua voz é diferente das demais crianças. Neste caso, a disfonia pode ser causada por uma alteração vocal congênita, ou seja, a criança pode ter um problema nas pregas vocais desde que nasceu.
Em ambas as circunstâncias (alterações congênitas ou adquiridas), há possibilidade de tratamento, desde que a criança já tenha capacidade de entender e executar os exercícios necessários para a reabilitação.


Nos adultos, os problemas de voz, basicamente também tem a mesma origem: ou são congênitos ou adquiridos. Contudo, quanto mais o tempo passa, mais nos expomos através de nossa fala e, consequentemente, “gastamos” mais nossa voz.

Muitas vezes, até por desconhecimento, deixamos de seguir algumas medidas simples, que poderiam prevenir ou melhorar possíveis alterações de voz. Beber 2 litros de água por dia, evitar alimentos gelados e ambientes com ar condicionado e acostumar-se a comer maçã, são regras de ouro para nossa voz, mas são práticas freqüentemente esquecidas. Sem contar o cigarro, as bebidas alcoólicas, as drogas, o café em demasia, que também são muito prejudiciais à qualidade de nossa voz.

Atualmente, são inúmeras as profissões que se utilizam da voz como instrumento de trabalho. São professores, cantores, atores, radialistas, operadores de telemarketing, vendedores, padres, pastores, secretárias e muitos outros. Para estes, é fundamental ter uma voz agradável e saudável, a fim de manter seu emprego e sua saúde.

As alterações de voz são também problemas de saúde. Se algo em sua voz não vai bem, se você sente falta de ar, dificuldade para falar, dores de garganta freqüentes, pigarro, tosse, a voz não sai ou desaparece de repente, procure o auxílio de um médico otorrinolaringologista para realizar um exame de suas pregas vocais e a orientação de um fonoaudiólogo para a realização de um tratamento adequado e seguro.


Cuide de sua voz, pois só nos damos conta de sua importância quando a perdemos....

3) Problemas para respirar, mastigar e engolir


Muitas crianças (e adultos também!) parecem estar o tempo todo no mundo da lua. Ficam parados, de boca aberta, olhando para o nada...

Uma pessoa que respira pela boca e, portanto, precisa ficar de boca aberta o dia inteiro, tem seu tempo de atenção mais reduzido pela própria quantidade de ar insuficiente que consegue respirar. Além disso, quem dorme de boca aberta, tem uma péssima noite de sono e, consequentemente, um dia que se arrasta, sem pique, nem disposição.

Como se não bastasse, alguém que não consegue ficar de boca fechada para respirar, também não irá conseguir se alimentar normalmente, pois sua musculatura da boca vai se tornando flácida. Assim, o ato de mastigar torna-se cansativo e o indivíduo mastiga pouco e prefere alimentos mais moles, para que sejam engolidos com mais facilidade. No ato da deglutição, a pessoa também não consegue manter a boca fechada, nem a língua na posição correta para realizar esta atividade.

Uma pessoa que tenha estas características, deverá ser submetida rapidamente a uma avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica, porque esta aparente distração, pode esconder um problema sério.

4) Problemas de linguagem oral
As alterações de linguagem encontradas na infância geralmente estão relacionadas a um atraso no desenvolvimento global da criança. Nestes casos, verificamos que a criança demora mais para começar a falar, fala pouco, apresenta um vocabulário reduzido e constrói frases curtas e simples. Este quadro pode estar ligado também a doenças neurológicas e psiquiátricas.

Nos adultos, os problemas de linguagem oral podem estar relacionados a doenças como afasias, demências e problemas degenerativos que fazem com que o indivíduo perca suas capacidades comunicativas.

5) Dificuldade de leitura e escrita

Algumas crianças têm muita dificuldade para aprender a se comunicar por meio da leitura e da escrita.

Os problemas relacionados à linguagem escrita, como leitura lenta e sem compreensão do material lido, trocas de sons na leitura e de letras na escrita e dificuldade em elaborar textos escritos, também são tratados pelo fonoaudiólogo.
6) Gagueira


A gagueira é um distúrbio da comunicação humana caracterizado por uma interrupção no fluxo normal da fala. Sua origem é orgânica e pode ou não haver um fator psicológico agravando a situação. O indivíduo, em geral, já nasce gago e manifesta esta gagueira em alguma etapa de sua vida, geralmente na infância. Esta dificuldade de comunicação pode diminuir espontaneamente com o tempo, ou, como é mais freqüente, se agravar a medida que a criança cresce. Isso acontece porque, conforme os anos vão passando, a criança passa a ter mais responsabilidades e atividades sociais. Seu ambiente de convívio que antes era só a casa e a família, passa a englobar também a escola, a professora, os amigos, os funcionários da escola, etc.


Por isso, faz-se necessário um atendimento fonoaudiológico o mais rápido possível, a fim de evitar que a criança sofra constrangimentos maiores ao longo do tempo.

7) Problemas auditivos

Uma criança que não ouve bem poderá ser mais agitada do que as outras, ter dificuldades para ser alfabetizada ou apresentar alterações de fala, devido as suas próprias limitações. Como perde parte das informações, distrai-se mais facilmente, não capta os sons que diferenciam as letras e conseqüentemente não as pronuncia de forma adequada.

Outro problema bastante comum ligado à audição, são as alterações do processamento auditivo. Processamento auditivo é a maneira como nosso cérebro processa as informações que nos chegam através da audição. É aquilo que fazemos com o que ouvimos. Assim, uma criança com alterações auditivas pode:


- ser desatenta,

- ser distraída,

- ser bagunceira ou muito quieta,

- ter a letra feia,

- ser desorganizada,

- apresentar trocas na fala e na escrita,

- ter dificuldade para entender piada, ironia e mensagens de duplo sentido,

- não conseguir acompanhar uma conversa com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, ou conversa em ambiente ruidoso,

- não atender prontamente quando chamada, precisar ser chamada várias vezes ou ficar perguntando sempre “Ãh ? O quê ?”,

- atrapalhar-se ao contar uma história ou dar um recado,

- não compreender o que lê,

- ter dificuldade de memória e de relacionamento com crianças da mesma faixa etária.


É importante lembrar que disfunção do processamento auditivo não é surdez. A pessoa pode ter audição normal e, ao mesmo tempo, apresentar dificuldade para compreender bem o que é falado.


Dessa forma, se tiver alguma dúvida quanto à sua audição, procure a orientação de um fonoaudiólogo.


Quando devo procurar um fonoaudiólogo ?


Há muitas formas de distúrbios da comunicação, variando de bebês que demoram para aprender a falar, até pessoas idosas que perdem habilidades de linguagem por causa de uma demência.


Os distúrbios da comunicação podem afetar nossa capacidade de ouvir, prestar atenção e entender o que os outros dizem; podem afetar a voz que utilizamos quando falamos; podem prejudicar a maneira como organizamos nossa fala e como produzimos os sons que falamos; ou podem ainda interferir em nosso modo de respirar, mastigar e engolir.


Quando você notar que um ou mais problemas como estes estão acontecendo, é hora de procurar a orientação de um fonoaudiólogo.

Como é o tratamento fonoaudiológico?

Inicialmente, realiza-se uma avaliação fonoaudiológica completa, com o objetivo de investigar não apenas a natureza da queixa trazida pelo paciente, mas todas as demais habilidades envolvidas no processo comunicativo desta pessoa. Na avaliação, o fonoaudiólogo analisa a história de vida do paciente e aplica provas específicas para a idade e as condições de cada pessoa. Ao final da avaliação (que em geral demora de uma a cinco sessões), realiza-se a devolutiva, explicando-se ao paciente e/ou seus responsáveis sobre as dificuldades encontradas e a melhor conduta terapêutica a ser seguida. A partir deste momento, inicia-se a terapia, buscando-se auxiliar o paciente a perceber suas dificuldades e suplantá-las da melhor forma possível.


As sessões fonoaudiológicas têm duração, em média de 45 minutos e costumam acontecer semanalmente ou duas vezes por semana.

A duração do tratamento depende do tipo e do grau da alteração detectada na avaliação fonoaudiológica, variando, geralmente, de 3 meses a 1 ano de terapia. (fonte: www.clintegra.com)


Fernanda Rocha Martins D´Avila Ribeiro
Fonoaudióloga
Clínica Lúmen
Tel. 3633-4311

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Faça você mesmo: Sais de banho

Sais de Banho

Convidamos a Camila Palma Carneiro da Banho de Lua para nos ensinar como se faz Sais de Banho, confira abaixo:



Materiais:

- 500g de sal grosso cosmético
- 100g de sulfato de magnésio
- 50g de lauril em pó
- 15ml de essência
- Corante a gosto
- Vasilha para misturar os ingredientes
- Recipiente para guardar os sais de banho

Modo de preparo:

Coloque o sal grosso em uma vasilha e misture o sulfato de magnésio e o lauril em pó (o lauril faz a espuma durante o uso dos sais). Acrescente a essência de sua preferência e coloque algumas gotas de corante. Misture bem até colorir por completa a mistura.
Distribua os sais de banho em potes de vidro da sua prefêrencia e enfeite a embalagem com adesivos ou com fitas da sua preferência.

Todos os materiais para os sais você encontra na Banho de Lua!
Rua Campos Sales, nº583 - Centro
Fone:(19)3631-3384
orkut:banho_lua@hotmail.com


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Moda Feminina Outono / Inverno 2010 - Estilo M 14/04


O outono já chegou. A queda da temperatura fez com que todos tirassem seus casacos do armário e guardassem seus biquinis.

Então é hora de renovar o guarda-roupa e ficar em dia com a moda, que traz tendências lindas e modernas para este outono / inverno.

A Boutique Menina Moça fez um desfile exclusivo no Estilo M e revelou algumas tendências de cores e tecidos para esta estação.

Confira abaixo alguns looks apresentados durante o programa:


Ajustados. Assim será a maioria dos vestidinhos e saias (de cintura alta) para quem está com tudo em cima e quer um look moderno.

No geral as sobreposições continuam com tudo no inverno outono 2010. O visual tende a ser exótico marcando bem a silhueta da mulher. Outra boa pedida para quem gosta de estar na moda é apostar em contrastes. Escolha uma peça de base sóbria e a incremente com algo que chamará a atenção.

As cores de cinzas mais neutros e os vermelhos quentes são uma boa base para a composição do visual. Pode-se montar vários looks diferentes só sobrepondo as peças. Mas cuidado com o tipo de material que a roupa é feita para não carregar muito o visual.

Futurismo: o clima sci-fi também permanece por mais uma estação. Cores metalizadas, formas geométricas e arquitetônicas são os elementos.


Rendas são colocadas nas peças para dar-lhes um ar sensual e agradável.



As peças chaves continuam em alta e não é preciso reformular o guarda-roupa completo para estar na moda. Ou seja, invista em boas peças básicas que a mulher sempre poderá fazer ótimas combinações com cores da moda e assim estar com o visual sempre despojado e elegante.



Menina Moça
Telefone : (19) 3631-1353
Av. Dona Gertrudes, 83 - Centro

Menina Moça Acessórios, Bolsas e Bijouterias
Telefone: (19) 3631-3690

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ventosaterapia e Ozonioterapia

Apresentadora Ana Beatriz Gatto e Dr. Augusto Campos

Convidamos o Dr. Augusto Campos, doutor em medicina tradicional chinesa e autor dos livros Ventosaterapia – O resgate da arte da longevidade; e Massagens Emocionais – Massoterapia Emocional. Vamos conhecer a Ventosaterapia – técnica Milenar chinesa e Ozonioterapia.

VENTOSATERAPIA

O uso de ventosas no Oriente foi desenvolvido com base na acupunctura, a aplicação de ventosas foi originalmente, conhecida como Método Chifre. Os chifres dos animais eram aquecidos, criando-se um vácuo quando eram colocados sobre a pele. O propósito era tratar doenças e retirar o pus. 

O Método Chifre foi posteriormente substituído por outros métodos de sucção desenvolvidos, em que se obtinha o efeito de ventosa utilizando-se cúpulas de bambu, metal e vidro. A sucção é obtida atualmente, colocando-se uma substância cadente na ventosa antes de coloca-la sobre a pele, aquecendo-a com água quente, ou com o bombeamento do ar para fora, uma vez posicionada na pele.

A ventosa segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias.

As ventosas podem ser utilizadas em associação com outras terapias reforçando a sua efetividade. Várias ventosas podem ser utilizadas para tratar desordens sobre uma área mais ampla, por exemplo, ao longo de um estiramento muscular ou dispostas em fileiras horizontais e verticais sobre um órgão doente tendo-se o cuidado de não se deixar as ventosas muito próximas umas das outras.

A aplicação de ventosas é contra-indicada para casos de febre-alta, convulsões ou cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas, áreas onde o músculo é fino ou a pele não é plana por causa dos ângulos e depressões ósseas, no abdómen e região lombar em gestantes. Algumas outras considerações a ter no uso das ventosas é que estas devem ser deixadas somente até haver congestão local (geralmente 5 a 15 minutos). Se forem mantidas por muito tempo pode-se formar uma bolha, se esta for grande deve ser furada para drenar o líquido, e seguidamente deve ser coberta para evitar infecção.

A aplicação das ventosas deixa frequentemente uma marca púrpura na pele aonde esta foi sugada, isto é normal e vai desaparecer sem tratamento especial. Se a marca for muito profunda, as ventosas não devem ser colocadas de novo nesse local enquanto subsistir a marca.

OZONIOTERAPIA
 
 
 
A ozonioterapia utiliza o ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias. Seu emprego melhora a circulação sanguínea, reduz o colesterol, ajuda na cicatrização de feridas, na oxidação de toxinas e no tratamento da dor crônica.

O ozônio – obtido da união de três átomos de oxigênio – é o gás que protege o planeta Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo sol.

Ao reagir com os tecidos corporais, o ozônio forma substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante e promovem uma grande liberação de oxigênio para as células. O gás também tem efeitos analgésico e anti-inflamatório que aceleram a cicatrização de lesões.

Na dor crônica, o ozônio é utilizado com bons resultados no tratamento de dores causadas por hérnias de disco, inflamações crônicas, neuralgias, fibromialgia, entre outras enfermidades.

Embora empregada há alguns anos, só agora a ozonioterapia vem conquistando espaço na medicina convencional. Atualmente cerca de dez mil médicos europeus utilizam esse recurso no tratamento dos pacientes. Diversas universidades europeias, bem como a de Cuba e a da China, começaram a investigar os efeitos do ozônio no organismo, promovendo pesquisas controladas sobre a eficácia do método.


Durante a Primeira Guerra Mundial, o médico alemão Christian Friedrich Schonbein difundiu o ozônio no tratamento de feridas em soldados.No Brasil a prática não é recente. Iniciou-se em 1975 e passou a ter mais adeptos durante a década de 1980, quando começou a atrair o interesse de algumas universidades.



Dr. Augusto Campos
Telefone:(19) 3631-2249 (19) 8178-6178
Rua Floriano Peixoto, 215 - Centro -São João da Boa Vista
site: www.ventosaterapia.com.br


MALAS PRONTAS



Fomos conhecer Istambul, capital da Turquia.



Istambul é o nome dado à antiga Constantinopla, que foi a última capital do Império Romano do Oriente. Em 330, o imperador romano Constantino mudara o antigo nome de Bizâncio para Constantinopla. Após queda de Roma em 476, a parte oriental do império ainda se manteve de pé até 1453, quando os turcos otamanos tomaram a cidade. Mudaram seu nome novamente, chamando-a de Istambul. Foi o fim do que restara do Império Romano.

O fundador do Império Otomano foi Otmã; por isso o nome Otomanos. Em meados do século XII, os turcos otomanos (originários do Turquestão, perto da Mongólia) emigraram para o sudoeste, fixando-se na Ásia Menor entre os turcos seljúcidas e abraçaram o islamismo, que já fazia parte daquela cultura. Os turcos otomanos invadiram a Europa atravessando o estreito de Dardanelos, no lado esquerdo do Mar de Mármara.

Uma vez que eram islamitas e não cristãos, a primeira atitude dos turcos ao tomar Istambul foi deixar claro que a sua religião seria imposta ali. Assim, sua primeira ação foi transformar em mesquita a famosa igreja católica Santa Sofia, construida por ordem de Justiniano em 537. As mesquitas são os templos muçulmanos e sempre têm pelo menos um minarete (torre), com uma ou mais varandas.



A fascinante Istambul fica no estreito de Bósforo, que separa os mares Negro e Mármara e os continentes da Europa e Ásia. Ha uma ponte ligando os continentes, ou seja, de um lado dessa ponte estamos na Europa e, do outro, na Ásia. Há uma placa no meio dela dizendo "Welcome to Asia" e "Welcome to Europe". Uma outra maneira fácil e agrádavel opçâo de "saltar" de um continente para outro é tomar um barco-ônibus que vai e vem entre as margens européia e asiática, permitindo-nos apreciar palácios, fortalezas e antigas residências de madeira.

Do barco, a vista que se tem do céu todo recortado por minaretes das exóticas mesquitas, aliado ao som melancolico que vem delas, faz-nos pensar que Istambul é uma cidade mítica, das "Mil e Uma Noites".

A maioria das atrações de Istambul se concentra em Sultanahmet, o centro da antiga Constantinopla.

É nesse bairro que fica o famoso palácio onde moravam os sultões otomanos, o Topkapi.

Uma visita imperdível é a Mesquita Azul. Os turcos a chamam de Mesquita do Sultão Ahmet, pois foi construída em 1609, por ordem de Ahmet I, o 14º sultão otomano. Essa maravilha da arquitetura otomana tem 4 minaretes nos cantos, dois em um pátio ao lado e uma grande abóbada no centro que, com certeza, foi um desafio para o arquiteto que a projetou.


Em frente à mesquita há um grande obelisco (Dikilitas) que constitui o mais antigo monumento de Istambul. Data do século XV a.C., o que quer dizer que tem uns 3500 anos! Esse obelisco e ainda outros monumentos do lado são o resto do que foi um hipódromo do Império Bizantino. Foi o imperador bizantino Teodósio I que trouxe o obelisco do templo de Amon, em Karnak, na região de Luxor, no Egito.


Outro lugar interessante e que deve ser incluído em uma visita a Istambul é a cisterna subterrânea de Yerebatan, do ano 532, o maior dos reservatórios de água do período bizantino. Como era comum nas guerras os soldados inimigos destruírem os aquedutos e envenenarem a água, foram construídas grandes cisternas para armazenar água.

Na cisterna de Yerebatan, não há como não se impressionar com a atmosfera mística provocada pelo efeito de luzes e pela música clássica que se escuta em seu interior. Por isso mesmo escolheram o local para rodar uma das cenas de um filme de James Bond (o 007). No fundo da cisterna há duas colunas cujas bases são a cabeça da Medusa (a figura grega mitológica com cobras na cabeça). Em uma coluna a cabeça é virada para o lado e na outra para baixo. Super estranho!

Istambul possui um importante museu arqueológico (Arkeoloji Müzesi), situado próximo de Santa Sofia. Seu acervo reúne, além de cerâmicas, bronzes, estátuas e jóias, diversas urnas funerárias, entre elas a de Alexandre, o Grande.



O Grande Bazar de Istambul, um dos maiores mercados cobertos do mundo, divertido e movimentado, possui centenas de lojinhas distribuídas por uma rede de passagens formando “ruas”.

Dica Gourmet - Queijo frescatino com geléia de frutas silvestres

Ingredientes:

1 queijo frescatino (normal ou light)
1 vidro de geléia de frutas silvestres (normal ou diet)
1 pacote de torradas

Coloque um queijo frescatino em uma travessa, aqueça o vidro de geléia por 10 segundos no microondas para que a geléia fica mais líquida e despeje sobre o queijo com uma calda.

Distribua as torradinhas em volta do queijo e sirva o queijo coma geléia sobre a torrada.

Bom apetite!