Dica Gourmet
Antepasto de pepino
Ingredientes:
- 1 limão tahiti
- Sal a gosto
- Servir em palitos
O pepino é um legume da mesma família da abóbora e da abobrinha, mas não é tão consumido quanto estas. Isso se deve ao fato de que, embora seja saudável e bastante rico em nutrientes, o pepino é vítima de vários tabus e superstições. Alguns dizem que é indigesto; outros acreditam que faz mal quando é ingerido com leite ou até que pode provocar má digestão. Na verdade, tudo isso não passa de crendices. 0 pepino pode ser comido sem desconfiança e é um alimento refrescante, ótimo para uma salada num dia de calor.
O pepino é bastante rico em vitaminas A e C, além de conter alguns sais minerais, como sílica, flúor, ferro, potássio e magnésio. Como contém poucas gorduras e calorias, é recomendado às pessoas que fazem regime para emagrecer.
E não tem nada de venenoso. Aliás, algumas saladas clássicas feitas com ele levam molhos lácteos, com iogurte ou creme azedo. Ingrediente refrescante e pouco calórico, é usado principalmente cru, com ou sem casca e sementes, mas também pode ser grelhado, cozido no vapor, aferventado ou combinado com outros legumes, em sopas. Vai bem com temperos como menta, poejo e folhas e sementes de endro e cominho. Entra nos sushis japoneses e em sopas geladas, como o gaspacho espanhol, além de recheios para sanduíches, sorvetes e musses. É, ainda, ótima base para canapés, coberto ou recheado com cream cheese.
Pepino Japonês com casca
Para saber se um pepino está no ponto, veja se sua casca está lustrosa, firme e bem verde. Quando estiver rugosa, é sinal de que ele já está passado. Outra maneira de ver se ele está fresco ou não é bater no centro do legume com os nós dos dedos: se o som for oco, o pepino não está bom para ser consumido. Entre dois pepinos do mesmo tamanho, escolha o que for mais pesado. Além disso, prefira os mais retos, que são menos amargos. Para saber quanto comprar, leve em conta que 150 g de pepino com casca fornecem 100 g do legume já limpo. Quando servido cru, calcula-se uma porção de 100 g por pessoa. Cozido, considera-se uma média de 300 g por porção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário