quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Osteopatia


O que é a Osteopatia?

A Especialidade chamada Osteopatia é conhecida Mundialmente como um dos melhores tratamentos para as disfunções do corpo, sendo muito utilizada nos E.U.A e Europa, no Brasil vem crescendo a cada dia, sendo um tratamento eficaz para o tratamendo das dores no corpo.

Ela é realizada apenas com a terapia manual tendo como objetivo a reorganização todas as estruturas do organismo resultando no alivio quase imediato das dores, e consequentemente o desaparecimento delas na grande maioria dos casos.

A Osteopatia é dividida em Osteopatia Estrutural, Osteopatia Visceral e Osteopatia Craniana.

A Osteopatia Estrutural cuida da parte óssea, ligamentar e muscular do corpo.

Já a Osteopatia Visceral trata dos órgãos especificamente com o intuito de devolver a mobilidade e motilidade normal de todas as estruturas.

E por fim a Craniana trabalha atreves das suturas do crânio onde o intuito é aliviar algumas pressões que ocorrem nas suturas do crânio.

O que a Osteopatia trata?

A osteopatia trata todas as disfunções a nível do aparelho locomotor que chamamos de lesões de parâmetros menores.

Sendo elas dores de cabeças persistentes, dores na coluna, ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo, pé, bursites, tendinites, hérnias de disco, hérnia de Hiato e fibromialgia DATM (distúrbios da articulação temporo-mandibular mais chamada de distúrbios de ATM), enxaquecas.

Porém a diferença da osteopatia é que ela trata buscando oque causa a dor, e não apenas a dor.

É realizada uma avaliação global do paciente, onde muitas vezes a causa do problema esta escondida e não apresenta nenhum sintoma, porém corrigindo este local a dor desaparece sem mesmo trabalhar a região dolorida.

Um exemplo disto é a influencia dos órgãos, cirurgias e as aderências causadas por elas que geram uma disfunção em todo aparelho locomotor do individuo, e muitas vezes trabalhando apenas esse órgão ou essa cicatriz os sintomas desaparecem.

Quem pode ser tratado pela Osteopatia?

Todas as pessoas, desde crianças a idosos.

Para isso a Osteopatia conta com várias técnicas que vão desde técnicas diretas onde chamamos de Thrust (que são os estalos) até técnicas indiretas que são técnicas mais suaves que também tem a mesma eficácia.

Ou seja, se é um idoso que apresenta osteoporose uma outra pessoa com alguma contra-indicação usamos técnicas indiretas, se é uma pessoa que não tem a contra-indicação usamos as técnicas diretas, porém tanto um quanto o outro apresenta a mesma eficácia no tratamento.

O que a Osteopatia não trata?

Ela não trata as lesões que chamamos de parâmetro maior, ou seja, uma fratura óssea, uma doença como câncer, doenças neurológicas do sistema nervoso central como AVE.

Porém no caso de uma fratura, após a fisioterapia convencional para a reabilitação da força e movimento a osteopatia pode tratar alguma disfunção causada pela imobilização do membro.

Qual o tempo médio das sessões e quantas sessões são necessarias?

O tempo médio da sessão é em torno de 1 (uma) hora, e o tratamento é em torno de 2 a 6 sessões, com um período de 3 a 5 dias entre uma sessão e outra para as adaptações do corpo terem tempo de ocorrer.


Como surgiu a osteopatia?

Foi criada nos Estados Unidos pelo médico americano Andrew Taylor Still cirurgião e que trabalhou na guerra de Secessão. Onde nesse período que começou a questionar sobre a sua impotência para aliviar as dores dos feridos de guerra. Após a guerra resolveu estudar profundamente Anatomia e Fisiologia para entender melhor o funcionamento do corpo humano.

Em 1864, uma epidemia de Meningite matou vários de seus pacientes e três dos seus filhos. Em 22 de Julho de 1864 curou uma criança que estava com disenteria. Ele observou que a região lombar estava quente e o abdômen estava frio; o pescoço e a parte de trás da cabeça estavam quentes e o rosto, testa e nariz, frios. Compreendeu que havia contraturas na coluna e que estavam relacionadas com o mau funcionamento dos intestinos. Tratou a coluna da criança e no dia seguinte a mãe anunciou-lhe que o seu filho estava curado. Esta era a primeira vez que colocava em prática suas observações.

Still determinou quatro princípios fundamentais da Osteopatia:

A Estrutura Determina a Função - Toda a estrutura (ossos, pele, fáscias, glândulas, vísceras, músculos, articulações, etc.) é indivisível, funciona como um todo. A função é o funcionamento da estrutura, ou seja, todos os tecidos corporais. A Patologia não pode instalar-se se o todo estiver harmônico. Então a desarmonia da estrutura facilita a patologia.

A Unidade do Corpo - O corpo busca o equilíbrio em todos os momentos e como um todo, não em segmentos, como muitas vezes o tentam dividir.

A Auto-Cura - O corpo é capaz de se autocurar. O corpo tem em si todos os meios necessários para evitar ou eliminar doenças, porém tem que estar em harmonia para funcionar corretamente. A Osteopatia coloca os tecidos em harmonia para que o próprio organismo possa se autocurar.

A Regra da Artéria é absoluta - O sangue é o meio de transporte de todos os elementos de nosso corpo, assegurando uma imunidade natural. Sua perturbação afetara a função em determinadas regiões do corpo, como conseqüência o retorno venoso será mais lento, provocando acúmulo de toxinas e debilidade desta região.

O que diferencia a osteopatia da quiropraxia ?

• Existe uma antiga rivalidade entre os osteopatas e os quiropraxistas, os primeiros acusam os segundos de plágio e os segundos acusam os primeiros de capitulação da osteopatia à medicina tradicional.

• Os princípios da quiropraxia são preservar a integridade da saída dos influxos nervosos do raque. Se acontece um deslocamento vertebral « sub-luxação » os nervos raquidianos são susceptíveis de serem pinçados et com isso vão ocasionar uma doença. A quiropraxiia fica sendo unicamente uma terapia manual do raque.

• Os princípios da osteopatia se apoiam na mobilidade, na livre circulação dos influxos nervosos mas também sanguíneos. O fato de que todas as estruturas do corpo são dotadas de inércia e podem comprimir vasos e nervos, chegaremos rapidamente a manipular o corpo todo, membros, fígado, útero.., e não somente a coluna.


Principio Chave da Osteopatia

• Uma vez que tudo se movimenta, tudo pode se bloquear, « lesão osteopática », e se tudo pode se bloquear tudo pode ser manipulado.

Dr. Lucas Eduardo Pereira - Fisioterapeuta e Osteopata
Tel. 19. 3633-4311

Nenhum comentário:

Postar um comentário