quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Como planejar uma reforma

O final do ano está chegando e muitas pessoas aproveitam esta época para fazer pequenas reformas nas suas residências, mas acabam estrapolando nos gastos e antes mesmo da reforma terminar, já estão no vermelho. Isto acontece quando a reforma não é bem planejada. Saiba agora as principais dicas para planejar sua reforma !
  
Construir uma casa não é nada fácil, reformar então nem se fala. Para tornar a reforma menos complicada e fazer valer a pena todo o sacrifício, é preciso tomar alguns cuidados antes de começar as mudanças.


O grande segredo para não ter surpresas desagradáveis, tanto no novo visual da casa como no bolso, é planejar a reforma da casa o mais detalhadamente possível.

Em primeiro lugar é preciso definir exatamente o que vai ser feito e o quanto se pretende gastar. Esse passo vai orientar o tipo e quantidade de materiais a comprar e quais profissionais serão contratados, entre outras despesas.

É importante manter os pés no chão e distribuir bem a verba disponível, para tanto é essencial ter um orçamento detalhado, com o preço dos itens muito bem pesquisados, para que o fim do dinheiro não chegue antes do final da obra.

Defina com antecedência o máximo que pode ser gasto na obra se mantenha fiel ao orçamento durante toda reforma. Para isso, vale elaborar uma planilha, que deve ser preenchida e acompanhada atentamente até que a reforma acabe. Se extrapolar o gasto previsto em um item, compense gastando menos no outro.

Antes de começar a obra propriamente dita, o ideal é avaliar se vale a pena ou não reformar, comparando o valor do imóvel, quanto vai ser gasto e quanto ele vai se valorizar após a obra.
Depois de analisar bem, é hora de procurar um arquiteto ou engenheiro para tocar a obra. A responsabilidade é muito grande, por isso o serviço requer um profissional. Conhecer e ter referências do profissional ajuda, mas não deve ser um fator decisivo. Além de empatia, a confiança é fundamental.

Apresente suas idéias ao arquiteto. Juntos, vocês poderão avaliar todas as possibilidades e chegar a um projeto definitivo. Tudo o que não for previsto na fase de elaboração pode ser considerado um custo extra. Ou seja, a obra vai ficar mais cara do que você imaginou.

Feito tudo isso, você deverá elaborar uma lista dos materiais necessários para a reforma. Não se esqueça de pesquisar os preços. Dependendo da quantidade que será usada na reforma, você pode conseguir descontos em algumas lojas. 
Mão-de-obra – Se a reforma for grande, contrate um empreiteiro ou empresa de engenharia que se responsabiliza pelos funcionários, tanto pelo trabalho quanto pela segurança dos operários e negocie o custo final. Caso não seja possível ou necessário para a obra que você for realizar, peça a indicação de profissionais, como pedreiro, pintor, encanador, eletricista, a um amigo, familiar ou
engenheiro que reconhece a qualidade do serviço a ser prestado.

Contrato

Uma orientação importante é fazer um recibo de pagamento, principalmente se o profissional for pago em dinheiro. É uma garantia sua de que ele recebeu, peça para ele assinar ao receber o pagamento e lembre-se e de datar o recebo e informar a importância paga além da descrição do tipo de serviço prestado.

Profissionais autônomos não emitem nota fiscal, portanto, não há como fechar contratos.
Isso não é justificativa, porém, para não acertar valores previamente. O ideal é que o pagamento da mão-de-obra seja feito com um pequeno sinal antes da reforma e o valor significativo deve ser pago apenas após a conclusão. O perigo de pagar aos poucos o pedreiro é que ele pode começar a estender o prazo estipulado para receber mais.

Agora que você já sabe como planejar sua reforma, mãos à obra!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário