quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mi Buenos Aires Querido!

O Malas Prontas desta semana foi conhecer a cidades de Buenos Aires, capital da Argentina. Confira os principais pontos turísticos desta bela cidade!


Com suas largas avenidas, cheias de belas árvores e de imensos espaços verdes, a cidade de Buenos Aires está classificada como um dos maiores centros urbanos do mundo. A bela capital, com estilo próprio, é tida como uma cidade extremamente cosmopolita e aconchegante. A seguir o passo-a-passo os principais pontos turísticos da aprazível Buenos Aires.


Catedral Metropolitana: considerada principal templo católico de Buenos Aires, a Catedral Metropolitana é a igreja-mãe da arquidiocese da cidade. A catedral, que teve uma origem humilde no século XVI, foi reconstruída inúmeras vezes até chegar ao seu prédio atual, que hoje possui um belo padrão arquitetônico. A severa fachada - em estilo neoclássico - possui grande semelhança à um templo grego clássico: uma igreja sem torres e com doze belas colunas, que simbolizam os doze apóstolos. Seu interior apresenta o aspecto de uma igreja colonial espanhola, com preciosas estátuas do século XVIII e uma rica decoração em estilo neorenascentista e neobarroco. Há ainda um bonito mausoléu de mármore, onde encontram-se guardados os restos mortais do herói libertador argentino, General San Martín. A catedral teve sua construção concluída no início do século XX, tendo passado por vários e diferentes arquitetos, o que pode ser constatado através da diversidade de estilos que foram agregados de acordo com o momento da obra.





Casa Rosada: sede da Presidência da República Argentina, a Casa Rosada é assim conhecida por sua cor rosada. Localizada no lugar da antiga Real Fortaleza San Juan Baltasar de Áustria, sua cor atribui-se ao fato de que, à época de sua construção, as tintas baratas eram feitas à base de sangue de vaca. Há ainda uma lenda que diz que a cor rosada nada mais é do que a união entre o vermelho e o branco - cores-símbolo de dois dos mais relevantes partidos políticos da Argentina. A Casa Rosada possui fama internacional por ter sido palco de grandes manifestações políticas e artísticas; de sua varanda foram feitos os principais pronunciamentos da história argentina. À sua frente encontra-se a famosa Praça de Maio - ou Plaza de Mayo -, que liga a sede do Governo ao Palácio do Congresso. Atualmente a Casa Rosada abriga o Museu da Casa do Governo, com acervo relacionado aos ex-presidentes do país. No local, ainda é possível conhecer o Salão Branco, a Galeria de Bustos, as escadas de honra da França e Itália, dentre outras atrações.





Praça San Martín: conhecida também como Campo de La Gloria, devido à heróica luta do povo de Buenos Aires na segunda invasão inglesa, a Praça San Martín - ou Plaza San Martín - é uma praça histórica e uma das mais bonitas da cidade, além de ser uma agradável área verde da região. Seu nome é uma homenagem ao General San Martín, o herói argentino que liderou o exército de Los Andes e levou à liberdade o Chile e Peru. A Praça San Martín abrigou no passado um mercado negro de escravos e, mais tarde, tornou-se a única praça de touros em Buenos Aires. Ao redor da praça encontram-se o imponente Palácio San Martín; o Monumento aos Caídos nas Malvinas, que guarda nomes de soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas; a Torre dos Ingleses, uma torre em estilo renascentista inglês; o Edifício Kavannagh, um prédio com 120 metros de altura, que já foi considerado o prédio mais alto da América do Sul; entre outros monumentos históricos da Argentina. Atualmente há uma zona de tango próxima à praça.





La Boca: grande atração do circuito turístico de Buenos Aires, o famoso bairro La Boca possui um clima pitoresco criado por suas excêntricas casas pintadas em cores vivas, que se tornaram a característica peculiar e marca registrada do bairro. O nome La Boca se deve à existência do rio Riachuelo, que com sua grande boca desembocava no Rio da Prata. Localizado próximo ao porto, o La Boca já foi habitado por grande parte de estrangeiros que chegavam pelo mar para trabalhar. Com a chegada dos imigrantes, no final do século XIX, as casas começaram a ser construídas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal, e pintadas com tintas que sobravam dos navios ancorados no porto. As cores utilizadas na pintura das casas, além de variadas, eram bastante vibrantes, dentre elas o vermelho, verde, azul, amarelo e o laranja. Entre as principais atrações do bairro estão o conhecido Estádio do Boca Juniors, o time com maior quantidade de torcedores argentinos fanáticos pelo futebol; e o Caminito, uma pequena passagem, de apenas uma quadra, situada no coração do bairro La Boca, povoada por artistas de rua e por tangueiros da região, além das excêntricas casas em cores muito vivas.





Recoleta: considerado um bairro nobre de Buenos Aires, o bairro da Recoleta abriga muitos dos atrativos da capital federal. O nome Recoleta surgiu do antigo Convento dos Padres Recoletos, que se instalou ali no início do século XVIII. O local mais característico da região é o famoso Cemitério da Recoleta, conhecido por ser o mais antigo e aristocrático da cidade de Buenos Aires e da América Latina; seu acesso é feito através de um belíssimo pórtico neoclássico, com impetuosas colunas. No interior, encontram-se majestosos mausoléus - com ampla variedade de estilos arquitetônicos -, além de esculturas artísticas e abóbodas em ferro, bronze e mármore, que foram declaradas Monumento Histórico Nacional. O bairro da Recoleta é também conhecido por seus elegantes edifícios em estilo clássico, por sua concentração de filiais das melhores grifes de roupas do mundo e pelo excelente centro gastronômico ganhador de prêmios internacionais.





Puerto Madero: situada na zona portuária da cidade, a região conhecida como Puerto Madero é rica em propostas e atrativos para o turismo. O local, onde funcionou por muitos anos o antigo porto de Buenos Aires - hoje renovado e urbanizado -, transformou-se num dos lugares mais caros e exclusivos da cidade. O enorme complexo, constituído por cinco diques, oferece várias atrações, com os melhores espaços gastronômicos, centros culturais, cinemas, anfiteatros e instituições de ensino, proporcionando um excelente ambiente para o ponto de encontro de muitos portenhos e turistas que visitam a bela cidade. No dique três de Puerto Madero está localizada a famosa Puente de La Mujer, uma bonita ponte de pedestres que se move para permitir a passagem dos navios. A magnífica atração turística possui uma parte da estrutura em plástico, interpretada por seu autor como a figura de um casal dançando o tango - com o mastro representando o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher. No local existe ainda uma extensa área verde dedicada ao lazer, sendo considerada ideal para caminhadas ao ar livre.





Café Tortoni: um dos principais ícones de Buenos Aires, o Café Tortoni é conhecido como o mais famoso e tradicional da cidade. Durante a primeira metade do século XX, o café foi importante local de refúgio de políticos, artistas, intelectuais e boêmios, tendo sido bastante frequentado por grandes personalidades argentinas e estrangeiras, como Carlos Gardel e Jorge Luís Borges. Portenho por excelência, o Café Tortoni conserva intacta a sua estrutura e decoração da época em que foi fundado, em 1858. O lugar é hoje um verdadeiro Centro Cultural, com sua notável biblioteca, sala de exposições, bem como sala de bilhar e de xadrez. Possui ainda um belo salão de espetáculos, onde há apresentações de tango, com música e dança ao vivo. O elegante e badalado Café Tortoni é o local perfeito para quem quer ler, ouvir poesias, apreciar pinturas, escutar músicas, dançar, conversar e jantar, entre outros entretenimentos.



Compras


Galeria Pacífico: conhecida como uma das mais suntuosas e magníficas galerias da América, a Galeria Pacífico é considerada uma valiosa e bonita jóia arquitetônica e artística da cidade de Buenos Aires. Com imponentes murais, a galeria apresenta obras de arte estampadas nas suas paredes e no teto, proporcionando um ambiente com muito charme e glamour através dos imensos afrescos de artistas, como Spilimbergo, Urruchúa, Colmeiro e Berni. Inspirada num modelo de Paris, a Galeria Pacífico surgiu no ano de 1800 a partir do Bon Marché Argentino, um grande centro comercial de escritórios. Após várias reformas, o edifício foi dividido em escritórios e galerias, sendo declarado Monumento Histórico Nacional no ano de 1989. Hoje, funciona como um grande Centro Comercial e Cultural de Buenos Aires. Localizada na famosa Rua Florida - uma rua de pedestres com lojas e galerias por toda a sua extensão -, o local é ideal para quem deseja fazer compras. Na galeria ainda há inúmeros restaurantes, lanchonetes e cafés.

Atividades ao Ar Livre





Bosques de Palermo: conhecido como o pulmão da cidade de Buenos Aires, o Bosques de Palermo é tido como maior área verde da lindíssima capital federal. O Parque Tres de Febrero, como é chamado, se destaca por ser um dos locais mais bem frequentados por portenhos e turistas que buscam um passeio, simplesmente, para relaxar ou caminhar. O aprazível parque abriga três lagoas; uma grande área arborizada, com variadas espécies de árvores; numerosas obras de arte em bronze, pedra e mármore, de renomados artistas argentinos e internacionais; o Pátio Andaluz, com sua belíssima fonte central, coberta por folhagens de árvores; bem como o famoso Rosedal, conhecido como o jardim dos poetas - com uma ponte -, formado por várias esculturas dedicadas a importantes escritores. No local ainda é possível realizar diversas atividades, como pedalar, correr, caminhar, andar de patins ou passear de barco - ou de bote - pelos encantadores lagos do parque, além de oferecer excelentes restaurantes e cafés que são frequentados durante o dia e à noite.



Parque Natural Orla Sul: inaugurado em 1918 como balneário municipal, o Parque Natural Orla Sul - ou Parque Natural Costanera Sur - já foi um dos locais mais bem frequentados pelos portenhos. Considerada única reserva ecológica da cidade de Buenos Aires, o parque possui diversas trilhas que levam ao conhecido Rio da Prata. O lugar abriga ruas com calçadas espaçosas; grandes extensões verdes, com árvores centenárias, que se estendem por cerca de vinte quarteirões; belas praças; além das inúmeras esculturas e monumentos, dentre os quais, o Monumento ao Plus Ultra, o Monumento à Espanha e a Fuente de Las Nereidas, uma bonita obra em mármore, que representa o nascimento de Vênus. Com o passar do tempo, estabeleceu-se no parque uma boa quantidade de espécies vegetais típicos de lagoa e da ribeira do Rio da Prata, bem como uma variada fauna, composta por diferentes tipos de aves, mamíferos e outros animais. O Parque Natural Orla Sul é um ótimo lugar para o lazer, que oferece espaços para caminhadas, pedaladas, corridas ou até passeios por suas encantadoras e aprazíveis trilhas locais.





Reserve um dia inteiro para percorrer a Recoleta. O bairro tem boa comida, lojas de artesanato e shows de tango ao ar livre. Outra boa dica é passear pela feira de antigüidades no bairro San Telmo. E, como todo turista, não deixe de conhecer a Plaza de Mayo, onde fica a famosa Casa Rosada. Uma excelente sugestão cultural é visitar a Livraria El Ateneo, um lugar simplesmente maravilhoso. Para quem é fã de um bom café, o melhor lugar é o Tortoni. Não volte sem provar o submarino, uma deliciosa mistura de leite quente com chocolate derretido

Para viajar à Buenos Aires o turista precisa estar atento e ter em mãos as dicas e informações importantes para a sua entrada no país e para a sua própria segurança. Procure tomar as devidas precauções com antecedência, e faça uma viagem tranquila e sem preocupações!



Documentação: para a entrada em Buenos Aires não é necessário o visto para turistas. Basta apresentar o passaporte válido ou a carteira de identidade, com menos de 10 (dez) anos de emissão. Os visitantes brasileiros deverão preencher uma tarjeta de turismo, que precisa ser apresentada na entrada do país junto com o seu documento. Para viajar à Buenos Aires não há necessidade de tomar nenhum tipo de vacina.

Transporte: em Buenos Aires os preços de táxis são bem mais acessíveis se comparados aos valores praticados no Brasil. Para evitar problemas é aconselhável utilizar serviços de empresas de rádio-táxi - que são as mais confiáveis. Para identificá-las, procure a inscrição rádio-táxi nas portas dos veículos. É importante sempre levar o dinheiro trocado para efetuar os pagamentos - e no máximo em notas de 20 pesos. O metrô de Buenos Aires também é uma ótima opção para o transporte, uma vez que é bastante confortável, seguro e barato.



Eletricidade: a voltagem utilizada na Argentina é de 220 volts, porém, as tomadas costumam ser diferentes das existentes no Brasil, com 2 (dois) orifícios achatados e dispostos em diagonal. Portanto, caso precise utilizar o seu carregador de celular, de bateria, ou mesmo um secador de cabelos, é necessário levar um adaptador, que pode ser facilmente encontrado nos free-shops, em sites de comércio eletrônico ou em lojas de eletrônicos.



Clima: nas estações do outono e inverno a temperatura em Buenos Aires cai bastante, chegando a ficar negativa em alguns dias. Neste caso, é recomendável levar agasalhos, de preferência os casacos mais longos, além de luvas e cachecol. Muitos restaurantes e cafés da cidade têm ambientes com aquecimento, entretanto, para andar nas ruas será aconselhável estar bem agasalhado.

Um comentário:

  1. Dicas mais que perfeitas. Acabei de fazer um excelente estudo sobre a capital argentina. Valeu mesmo pelas dicas. Vou voltar aqui para falar como foi minha viagem á B.A.

    ResponderExcluir