quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mi Buenos Aires Querido!

O Malas Prontas desta semana foi conhecer a cidades de Buenos Aires, capital da Argentina. Confira os principais pontos turísticos desta bela cidade!


Com suas largas avenidas, cheias de belas árvores e de imensos espaços verdes, a cidade de Buenos Aires está classificada como um dos maiores centros urbanos do mundo. A bela capital, com estilo próprio, é tida como uma cidade extremamente cosmopolita e aconchegante. A seguir o passo-a-passo os principais pontos turísticos da aprazível Buenos Aires.


Catedral Metropolitana: considerada principal templo católico de Buenos Aires, a Catedral Metropolitana é a igreja-mãe da arquidiocese da cidade. A catedral, que teve uma origem humilde no século XVI, foi reconstruída inúmeras vezes até chegar ao seu prédio atual, que hoje possui um belo padrão arquitetônico. A severa fachada - em estilo neoclássico - possui grande semelhança à um templo grego clássico: uma igreja sem torres e com doze belas colunas, que simbolizam os doze apóstolos. Seu interior apresenta o aspecto de uma igreja colonial espanhola, com preciosas estátuas do século XVIII e uma rica decoração em estilo neorenascentista e neobarroco. Há ainda um bonito mausoléu de mármore, onde encontram-se guardados os restos mortais do herói libertador argentino, General San Martín. A catedral teve sua construção concluída no início do século XX, tendo passado por vários e diferentes arquitetos, o que pode ser constatado através da diversidade de estilos que foram agregados de acordo com o momento da obra.





Casa Rosada: sede da Presidência da República Argentina, a Casa Rosada é assim conhecida por sua cor rosada. Localizada no lugar da antiga Real Fortaleza San Juan Baltasar de Áustria, sua cor atribui-se ao fato de que, à época de sua construção, as tintas baratas eram feitas à base de sangue de vaca. Há ainda uma lenda que diz que a cor rosada nada mais é do que a união entre o vermelho e o branco - cores-símbolo de dois dos mais relevantes partidos políticos da Argentina. A Casa Rosada possui fama internacional por ter sido palco de grandes manifestações políticas e artísticas; de sua varanda foram feitos os principais pronunciamentos da história argentina. À sua frente encontra-se a famosa Praça de Maio - ou Plaza de Mayo -, que liga a sede do Governo ao Palácio do Congresso. Atualmente a Casa Rosada abriga o Museu da Casa do Governo, com acervo relacionado aos ex-presidentes do país. No local, ainda é possível conhecer o Salão Branco, a Galeria de Bustos, as escadas de honra da França e Itália, dentre outras atrações.





Praça San Martín: conhecida também como Campo de La Gloria, devido à heróica luta do povo de Buenos Aires na segunda invasão inglesa, a Praça San Martín - ou Plaza San Martín - é uma praça histórica e uma das mais bonitas da cidade, além de ser uma agradável área verde da região. Seu nome é uma homenagem ao General San Martín, o herói argentino que liderou o exército de Los Andes e levou à liberdade o Chile e Peru. A Praça San Martín abrigou no passado um mercado negro de escravos e, mais tarde, tornou-se a única praça de touros em Buenos Aires. Ao redor da praça encontram-se o imponente Palácio San Martín; o Monumento aos Caídos nas Malvinas, que guarda nomes de soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas; a Torre dos Ingleses, uma torre em estilo renascentista inglês; o Edifício Kavannagh, um prédio com 120 metros de altura, que já foi considerado o prédio mais alto da América do Sul; entre outros monumentos históricos da Argentina. Atualmente há uma zona de tango próxima à praça.





La Boca: grande atração do circuito turístico de Buenos Aires, o famoso bairro La Boca possui um clima pitoresco criado por suas excêntricas casas pintadas em cores vivas, que se tornaram a característica peculiar e marca registrada do bairro. O nome La Boca se deve à existência do rio Riachuelo, que com sua grande boca desembocava no Rio da Prata. Localizado próximo ao porto, o La Boca já foi habitado por grande parte de estrangeiros que chegavam pelo mar para trabalhar. Com a chegada dos imigrantes, no final do século XIX, as casas começaram a ser construídas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal, e pintadas com tintas que sobravam dos navios ancorados no porto. As cores utilizadas na pintura das casas, além de variadas, eram bastante vibrantes, dentre elas o vermelho, verde, azul, amarelo e o laranja. Entre as principais atrações do bairro estão o conhecido Estádio do Boca Juniors, o time com maior quantidade de torcedores argentinos fanáticos pelo futebol; e o Caminito, uma pequena passagem, de apenas uma quadra, situada no coração do bairro La Boca, povoada por artistas de rua e por tangueiros da região, além das excêntricas casas em cores muito vivas.





Recoleta: considerado um bairro nobre de Buenos Aires, o bairro da Recoleta abriga muitos dos atrativos da capital federal. O nome Recoleta surgiu do antigo Convento dos Padres Recoletos, que se instalou ali no início do século XVIII. O local mais característico da região é o famoso Cemitério da Recoleta, conhecido por ser o mais antigo e aristocrático da cidade de Buenos Aires e da América Latina; seu acesso é feito através de um belíssimo pórtico neoclássico, com impetuosas colunas. No interior, encontram-se majestosos mausoléus - com ampla variedade de estilos arquitetônicos -, além de esculturas artísticas e abóbodas em ferro, bronze e mármore, que foram declaradas Monumento Histórico Nacional. O bairro da Recoleta é também conhecido por seus elegantes edifícios em estilo clássico, por sua concentração de filiais das melhores grifes de roupas do mundo e pelo excelente centro gastronômico ganhador de prêmios internacionais.





Puerto Madero: situada na zona portuária da cidade, a região conhecida como Puerto Madero é rica em propostas e atrativos para o turismo. O local, onde funcionou por muitos anos o antigo porto de Buenos Aires - hoje renovado e urbanizado -, transformou-se num dos lugares mais caros e exclusivos da cidade. O enorme complexo, constituído por cinco diques, oferece várias atrações, com os melhores espaços gastronômicos, centros culturais, cinemas, anfiteatros e instituições de ensino, proporcionando um excelente ambiente para o ponto de encontro de muitos portenhos e turistas que visitam a bela cidade. No dique três de Puerto Madero está localizada a famosa Puente de La Mujer, uma bonita ponte de pedestres que se move para permitir a passagem dos navios. A magnífica atração turística possui uma parte da estrutura em plástico, interpretada por seu autor como a figura de um casal dançando o tango - com o mastro representando o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher. No local existe ainda uma extensa área verde dedicada ao lazer, sendo considerada ideal para caminhadas ao ar livre.





Café Tortoni: um dos principais ícones de Buenos Aires, o Café Tortoni é conhecido como o mais famoso e tradicional da cidade. Durante a primeira metade do século XX, o café foi importante local de refúgio de políticos, artistas, intelectuais e boêmios, tendo sido bastante frequentado por grandes personalidades argentinas e estrangeiras, como Carlos Gardel e Jorge Luís Borges. Portenho por excelência, o Café Tortoni conserva intacta a sua estrutura e decoração da época em que foi fundado, em 1858. O lugar é hoje um verdadeiro Centro Cultural, com sua notável biblioteca, sala de exposições, bem como sala de bilhar e de xadrez. Possui ainda um belo salão de espetáculos, onde há apresentações de tango, com música e dança ao vivo. O elegante e badalado Café Tortoni é o local perfeito para quem quer ler, ouvir poesias, apreciar pinturas, escutar músicas, dançar, conversar e jantar, entre outros entretenimentos.



Compras


Galeria Pacífico: conhecida como uma das mais suntuosas e magníficas galerias da América, a Galeria Pacífico é considerada uma valiosa e bonita jóia arquitetônica e artística da cidade de Buenos Aires. Com imponentes murais, a galeria apresenta obras de arte estampadas nas suas paredes e no teto, proporcionando um ambiente com muito charme e glamour através dos imensos afrescos de artistas, como Spilimbergo, Urruchúa, Colmeiro e Berni. Inspirada num modelo de Paris, a Galeria Pacífico surgiu no ano de 1800 a partir do Bon Marché Argentino, um grande centro comercial de escritórios. Após várias reformas, o edifício foi dividido em escritórios e galerias, sendo declarado Monumento Histórico Nacional no ano de 1989. Hoje, funciona como um grande Centro Comercial e Cultural de Buenos Aires. Localizada na famosa Rua Florida - uma rua de pedestres com lojas e galerias por toda a sua extensão -, o local é ideal para quem deseja fazer compras. Na galeria ainda há inúmeros restaurantes, lanchonetes e cafés.

Atividades ao Ar Livre





Bosques de Palermo: conhecido como o pulmão da cidade de Buenos Aires, o Bosques de Palermo é tido como maior área verde da lindíssima capital federal. O Parque Tres de Febrero, como é chamado, se destaca por ser um dos locais mais bem frequentados por portenhos e turistas que buscam um passeio, simplesmente, para relaxar ou caminhar. O aprazível parque abriga três lagoas; uma grande área arborizada, com variadas espécies de árvores; numerosas obras de arte em bronze, pedra e mármore, de renomados artistas argentinos e internacionais; o Pátio Andaluz, com sua belíssima fonte central, coberta por folhagens de árvores; bem como o famoso Rosedal, conhecido como o jardim dos poetas - com uma ponte -, formado por várias esculturas dedicadas a importantes escritores. No local ainda é possível realizar diversas atividades, como pedalar, correr, caminhar, andar de patins ou passear de barco - ou de bote - pelos encantadores lagos do parque, além de oferecer excelentes restaurantes e cafés que são frequentados durante o dia e à noite.



Parque Natural Orla Sul: inaugurado em 1918 como balneário municipal, o Parque Natural Orla Sul - ou Parque Natural Costanera Sur - já foi um dos locais mais bem frequentados pelos portenhos. Considerada única reserva ecológica da cidade de Buenos Aires, o parque possui diversas trilhas que levam ao conhecido Rio da Prata. O lugar abriga ruas com calçadas espaçosas; grandes extensões verdes, com árvores centenárias, que se estendem por cerca de vinte quarteirões; belas praças; além das inúmeras esculturas e monumentos, dentre os quais, o Monumento ao Plus Ultra, o Monumento à Espanha e a Fuente de Las Nereidas, uma bonita obra em mármore, que representa o nascimento de Vênus. Com o passar do tempo, estabeleceu-se no parque uma boa quantidade de espécies vegetais típicos de lagoa e da ribeira do Rio da Prata, bem como uma variada fauna, composta por diferentes tipos de aves, mamíferos e outros animais. O Parque Natural Orla Sul é um ótimo lugar para o lazer, que oferece espaços para caminhadas, pedaladas, corridas ou até passeios por suas encantadoras e aprazíveis trilhas locais.





Reserve um dia inteiro para percorrer a Recoleta. O bairro tem boa comida, lojas de artesanato e shows de tango ao ar livre. Outra boa dica é passear pela feira de antigüidades no bairro San Telmo. E, como todo turista, não deixe de conhecer a Plaza de Mayo, onde fica a famosa Casa Rosada. Uma excelente sugestão cultural é visitar a Livraria El Ateneo, um lugar simplesmente maravilhoso. Para quem é fã de um bom café, o melhor lugar é o Tortoni. Não volte sem provar o submarino, uma deliciosa mistura de leite quente com chocolate derretido

Para viajar à Buenos Aires o turista precisa estar atento e ter em mãos as dicas e informações importantes para a sua entrada no país e para a sua própria segurança. Procure tomar as devidas precauções com antecedência, e faça uma viagem tranquila e sem preocupações!



Documentação: para a entrada em Buenos Aires não é necessário o visto para turistas. Basta apresentar o passaporte válido ou a carteira de identidade, com menos de 10 (dez) anos de emissão. Os visitantes brasileiros deverão preencher uma tarjeta de turismo, que precisa ser apresentada na entrada do país junto com o seu documento. Para viajar à Buenos Aires não há necessidade de tomar nenhum tipo de vacina.

Transporte: em Buenos Aires os preços de táxis são bem mais acessíveis se comparados aos valores praticados no Brasil. Para evitar problemas é aconselhável utilizar serviços de empresas de rádio-táxi - que são as mais confiáveis. Para identificá-las, procure a inscrição rádio-táxi nas portas dos veículos. É importante sempre levar o dinheiro trocado para efetuar os pagamentos - e no máximo em notas de 20 pesos. O metrô de Buenos Aires também é uma ótima opção para o transporte, uma vez que é bastante confortável, seguro e barato.



Eletricidade: a voltagem utilizada na Argentina é de 220 volts, porém, as tomadas costumam ser diferentes das existentes no Brasil, com 2 (dois) orifícios achatados e dispostos em diagonal. Portanto, caso precise utilizar o seu carregador de celular, de bateria, ou mesmo um secador de cabelos, é necessário levar um adaptador, que pode ser facilmente encontrado nos free-shops, em sites de comércio eletrônico ou em lojas de eletrônicos.



Clima: nas estações do outono e inverno a temperatura em Buenos Aires cai bastante, chegando a ficar negativa em alguns dias. Neste caso, é recomendável levar agasalhos, de preferência os casacos mais longos, além de luvas e cachecol. Muitos restaurantes e cafés da cidade têm ambientes com aquecimento, entretanto, para andar nas ruas será aconselhável estar bem agasalhado.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Garota EAPIC 2010

Esta semana entrevistamos a Bruna Vitorello de Souza que foi eleita no dia 11/06 a Garota EAPIC 2010.
Tive a honra de apresentar este concurso juntamente com meu colega e apresentador Moacir Brasão. No programa desta semana, mostramos o making of e os melhores momentos do concurso que movimentou São João da Boa Vista.

Veja abaixo algumas fotos do evento!

Desfile das candidatas vestido Província Brasil e Atmosfera

Durante a entrevista com as candidatas

10 finalistas disputaram o título de Garota EAPIC

Desfile em traje Country pela Selaria São José

Jairo Hamilton, presidente da EAPIC, no momento da coroação

Bruna Vitorello de Souza, Garota EAPIC 2010

Moacir Brasão, Bruna e Ana Beatriz Gatto

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como fazer sabonetes artesanais

Aprenda a fazer sabonetes artesanais!




Você vai precisar:

- Forminhas de silicone ou acetato (da sua preferência e tamanho)
- 1 Kg de base glicerinada branca
- 25 ml de extrato glicólico
- 50 ml de essência
- 25 ml de lauril líquido
- Corante cosmético a base de água

Preparo
Em uma bancada de granito ou vidro, corte a base glicerinada em pequenos pedaços e leve para derreter em fogo baixo na panela esmaltada sem mexer, pois poderá formar espuma. Não deixe ferver.

Quando a base estiver completamente líquida, retire do fogo e, com o auxílio de um bastão de vidro ou espátula, coloque algumas gotas de corante, o extrato glicólico e a essência, misture bem. 

Complete a forma com a mistura e, se formar bolhas, borrife álcool de cereais. Deixe descansar.
Para desenformar a forma de acetato, basta virar, caso esteja grudado no fundo da forma, utilize a ponta de uma faca e levante o cantinho para entrar ar, nunca aperte o fundo da forma, pois ela pode se quebrar.

Coloque o sabonete em uma plástico com tampa (compre um só para o sabonete) e espere 24 horas para embalar. Você poderá embalar o sabonete em filme plástico específico para sabonetes, confere um brilho especial ao produto e manter o perfume. Se for colocar adesivo, coloque depois de 24 horas para não enrugar.


SABONETE COM BUCHA VEGETAL


Preparo
Umedeça a bucha. Retire o excesso de água e coloque-a na fôrma. Depois derrame a base até a metade e pressione a bucha. Termine de completar a fôrma.

O perfume vai durar cerca de 3 meses no sabonete! Procure utilizar produtos de qualidade!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Como escolher o buffet para o seu casamento

Convidamos o Fábio Perez do Buffet Spaço para dar dicas e orientações na hora de escolher o buffet para o seu casamento e também as opções de serviços existentes.

A escolha do Buffet é um dos serviços mais importantes do casamento, por isso tem muitas coisas que devem ser observadas antes de contratar, o buffet é responsável por 50 a 60% das despesas do casamento.

A Escolha do Buffet para Casamento
Antes de escolher o buffet, pesquise, peça referências a amigos e profissionais da área.

A Reserva do Buffet
O Buffet deve ser contratado com pelo menos 12 meses antes da cerimônia, quanto maior o prazo melhor, garantir a data é importantíssimo. Mas fique calmo, isso não é uma regra casamentos marcados em cima da hora tem sim a possibilidade de ter um bom Buffet.

A Escolha do Cardápio para o Casamento
Além das opções oferecidas pelo buffet, faça suas próprias opções de acordo com o seu estilo e seu bolso.

Muitos Buffets oferecem a oportunidade de fazer a degustação dos pratos oferecidos, o que é bom porque ajuda na escolha. A escolha do cardápio não é fácil mais já deve ser de acordo com os gostos e preferências dos noivos.

Alguns Buffets oferecem bebida incluso no cardápio. Mas faça as contas antes porque às vezes compensa comprar a parte, mas se for incluso não esquecer de verificar a quantidade que será servido de bebida, não pode faltar na festa. Verifique também as cobranças de taxas de rolha para bebidas, e negocie para isentar esta taxa, caso haja.
 
Se possível, participe de uma festa para conhecer melhor os serviços do buffet.
 
Defina o tipo de serviço de Buffet
De acordo com o horário do casamento, estilo e cardápio da sua recepção, defina qual o tipo de serviço que o buffet irá utilizar: americano, franco-americano, à inglesa ou à francesa. Procure saber se o buffet dispõe de quantidade necessária de mesas e cadeiras para os convidados, ou se será preciso contratar à parte.
 
Sobre o Contrato
Fique atento na hora de assinar o contrato com o Buffet. Peça para que seja tudo especificado em todos os detalhes , desde os serviços inclusos, o cardápio, quantidade de garços por número de convidados, quantidade de bebidas inclusas, o valor de copos, taças, guardanapos, etc que forem danificados durante a festa e que se serão cobrados após a festa dos noivos, além de todos os detalhes que forem acertados verbalmente.
 
Detlahes do local
Se a recepção de seu casamento for no salão do próprio buffet , verifique se a estrutura do local está dentro de suas espectativas - as instalações, acomodações, limpeza, quantidade de banheiros, número de mesas, disposição das mesas (para que os convidados e garçons possam circular com facilidade), cadeiras toalhas, se há estacionamento, manobristas, seguranças. E lembre-se de especificar tudo no contrato!
 
O mais importante é que tudo saia de acordo com o estilo dos noivos!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Desfile Moda Feminina Outono / Inverno - Província Brasil

O mês de junho começou com o desfile outono/ inverno da Província Brasil, confira abaixo alguns dos looks apresentados:


Dica para casa


Como evitar traças
Para evitar as traças, as famosas bolinhas de naftalina. Mas aquele cheiro é tão desagradável, não? Um bom substituto é o louro. Espalhe folhas pelo armário e troque a cada 30 dias. Outra opção é a pimenta do reino em grãos. Para evitar umidade, coloque alguns pedaços de giz nos cantos do móvel. E para deixar um aroma agradável, nada melhor do que os bons e velhos sachês, ou sabonetes perfumados entre as roupas.

Modo correto de guardar roupas de couro

O couro precisa de ventilação, por isso, não guarde-o em saco plástico. A falta de ventilação pode causar descoloração e mofo. Uma vez ao mês, é recomendável colocar a peça em local arejado e à sombra. Se fica guardada por muito tempo, há possibilidade de surgirem marcas dos cabides nos ombros, porém pode-se utilizar o ferro de passar, a uma temperatura inferior a 80 graus centígrados, colocando-se um pano leve sobre a superfície a ser passada, para retornar ao aspecto normal.