sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como fazer sabonetes artesanais

Aprenda a fazer sabonetes artesanais!




Você vai precisar:

- Forminhas de silicone ou acetato (da sua preferência e tamanho)
- 1 Kg de base glicerinada branca
- 25 ml de extrato glicólico
- 50 ml de essência
- 25 ml de lauril líquido
- Corante cosmético a base de água

Preparo
Em uma bancada de granito ou vidro, corte a base glicerinada em pequenos pedaços e leve para derreter em fogo baixo na panela esmaltada sem mexer, pois poderá formar espuma. Não deixe ferver.

Quando a base estiver completamente líquida, retire do fogo e, com o auxílio de um bastão de vidro ou espátula, coloque algumas gotas de corante, o extrato glicólico e a essência, misture bem. 

Complete a forma com a mistura e, se formar bolhas, borrife álcool de cereais. Deixe descansar.
Para desenformar a forma de acetato, basta virar, caso esteja grudado no fundo da forma, utilize a ponta de uma faca e levante o cantinho para entrar ar, nunca aperte o fundo da forma, pois ela pode se quebrar.

Coloque o sabonete em uma plástico com tampa (compre um só para o sabonete) e espere 24 horas para embalar. Você poderá embalar o sabonete em filme plástico específico para sabonetes, confere um brilho especial ao produto e manter o perfume. Se for colocar adesivo, coloque depois de 24 horas para não enrugar.


SABONETE COM BUCHA VEGETAL


Preparo
Umedeça a bucha. Retire o excesso de água e coloque-a na fôrma. Depois derrame a base até a metade e pressione a bucha. Termine de completar a fôrma.

O perfume vai durar cerca de 3 meses no sabonete! Procure utilizar produtos de qualidade!

12 comentários:

  1. gostaria de saber o q vc faz para que os sabonetes fiquem brilhando assim ou é so o plastico filme q vc embrulha ja deixa ele com esse brilho como se tivesse envernizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Os sabonetes da foto estão embalados com filme plástico, mas possuem um brilho natural!

      Excluir
  2. Olá! Os sabonetes estão embrulhados no filme plástico, normalmente o sabonete perde um pouco do brilho quando seca. O filme plástico o protege e prolonga o perfume.
    Qualquer dúvida, estamos à disposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor preciso de ajuda. Quanto tempo posso fazer um sabonete, para ele não perder o perfume? Quanto tempo demora para perder o perfume?
      Muito obrigada

      Excluir
  3. Oi, gostaria de saber pq os sabonetes ficam opaco com o tempo, assim fica díficil até pra colocar em lojas, já tive produtos devolvidos por conta desse problema, é pq procuro sempre usar produtos de qualidade! me ajudem :-( Dayse de Fortaleza

    ResponderExcluir
  4. Olá Dayse, enviamos sua dúvida para a Camila, especialista em sabonetes artesanais, veja a resposta:
    "Todos que trabalham com sabonete artesanal tem esse problema e a resposta é bem complexa. Há vários aspectos: ela embala o sabonete em filme pvc? Ela deixa o sabonete secando ao ar depois que desenforma, antes de embalar? E quando ela diz "com o tempo ele fica opaco" quanto é esse tempo para ela? Porque sabonete artesanal tem a validade de 4 a 6 meses, depois desse tempo o cheiro some. Todo sabonete artesanal fica opaco com o tempo. Se a água do banho-maria ferve quando está derrentando a base de glicerina, há uma grande possibilidade do sabonete ficar opaco. Outra opção é colocar estearina para derreter junto com a base. Com a estearina o sabonete fica com mais brilho e dura por mais tempo.
    Qualquer outra dúvida estou a disposição.

    Obrigada.
    Um grande abraço, Camila"

    Dayse, qualquer outra dúvida, envie um email para nós! Esperamos tê-la ajudado!

    Obrigada por dividir sua dúvida conosco!

    Abraços,

    Ana Beatriz Gatto

    ResponderExcluir
  5. ola ! eu gostaria de saber quanto gastarei e m todos os materiais para fazer os sabonetes? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O valor dos materiais varia de acordo com a quantidade de essência que você escolherá. Dependendo da cidade o valor também muda!

      Boa sorte e sucesso!

      Beijos

      Excluir
  6. Como faço pra deixar com um aroma suave, ponho bastante ou pouca essência? (em um sabonetinho de mais ou menos 30g, quantas gostas posso colocar?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zuleika! Para o aroma ficar suave, coloque poucas gotas de essência, a quantidade varia de acordo com o seu gosto! Talvez o perfume do sabonete com pouca essência dure menos tempo!

      Excluir
  7. olá gostaria de saber se vocês fazem sabonetes por encomenda.estou precisando de 300 sabonetes em forma de borboletas e flores.moro em Imperatriz MA.

    MARIA ANTONIA

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Antônia! Fazemos os sabonetes sim! Qual o seu email para conversarmos? Se preferir, envie um email nós: contato@bestmoments.com.br ( visite nosso site de festas e lembranças personalizadas) www.bestmoments.com.br
    Abraços,

    Ana Beatriz

    ResponderExcluir