quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Programa 18 de novembro

O Programa desta semana trouxe muitas informações importantes veja abaixo:

Economia Doméstica
Convidamos o coordenador do curso de Administração da Unifae Professor Gilberto Marsochi para orientar nossos telespectadores como quitar dívidas e fechar o ano com as contas no azul.

O final do ano está chegando e com ele vem as compras de Natal e os gastos extras das férias. Faltam menos de 50 dias para os sanjoanenses organizarem as contas e fecharem o ano no azul. O prazo parece exíguo, mas ainda dá tempo de equilibrar as finanças domésticas e começar 2010 sem dívidas. Pelo menos é o que dizem economistas e especialistas em finanças. O 13º salário, o dinheiro das férias, a restituição de imposto de renda e, em alguns casos, a participação nos lucros das empresas e trabalhos temporários, são algumas das opções de renda extra.

Para quem já têm dívidas, estes rendimentos a mais devem ser usados para pagá-las, principalmente se forem de contas feitas com cartão de crédito ou cheque especial, que têm os juros maiores do mercado, variam de 8% a 13% ao mês. Nestes ou em outros casos, quando não se consegue pagar integralmente o débito, a recomendação é renegociar.

O importante em relação a dívida é não deixá-la fugir do controle. Vale a pena renegociar quando as taxas de juros são mais atrativas, ou seja, mais baixas que o normal.

Nas compras de final de ano, o ideal é aproveitar este dinheiro extra e, na hora de comprar, pagar à vista ou parcelar no maior número de vezes que a loja oferecer, desde que seja pelo mesmo valor e pagar sempre no vencimento, recomenda o professor de administração Gilberto.

Aqueles que estão com as contas equilibradas e não têm necessidade de comprar agora, o ideal é colocar o dinheiro na poupança (rende 6% ao ano, mais TR).

Para um bom orçamento é preciso envolvimento de toda a família. Todos devem saber da real situação financeira, independente do nível de renda das pessoas ou da família. Para ele, o final de ano é uma época difícil para o controle das contas pessoais porque além das compras de Natal, há gastos com matrículas escolares, IPTU e IPVA.

Para o orçamento não existe uma fórmula mágica. Fazer cálculo e usar o bom senso são os ingredientes básicos.

Como evitar dívidas
1 - A primeira coisa a se fazer é anotar em um papel ou planilha o quanto entrou e o quanto saiu cada mês. Não se prenda a coisas muito pequenas, como cafezinhos e sorvetes. Dê importância ao valores mais significativos
2 - A partir daí, deve-se classificar as despesas. O segredo é organizar as contas em ordem das mais importantes para as de menor importância. Assim é possível saber quanto vai sobrar para as compras de Natal
3 - Faça uma lista das pessoas a serem presenteadas e estipule um valor médio para isso. Veja se o valor total da lista será suportado com a sobra do orçamento
4 - Outra dica é comprar agora os principais presentes evitando a inflação natalina dos preços
5 - Não gaste mais do que você ganha. Caso o resultado do orçamento não comporte nenhuma despesa com presentes de Natal, não os compre. O melhor presente é a tranqüilidade que a saúde financeira proporciona.
6 - Ao fazer compras compare sempre os preços à vista e a prazo. Se conseguir comprar à vista para evitar juros embutidos, melhor.
7 - Se precisar fazer compras com cartão de crédito, pode parcelar, principalmente usando as vantagens que as lojas oferecem de parcelamentos sem juros. Mas pague a fatura no vencimento.
O que fazer com o 13º salário?
- Primeiro pagar dívidas. Priorize as despesas com cartão de crédito ou cheque especial.
- Se planeja viajar, não se prenda somente as despesas de passagens e hospedagens. É importante prever os gastos extras com alimentação e programas em família.
- Se não tiver necessidade de consumo agora no final do ano, o ideal é guardar o dinheiro na poupança, cujo rendimento é de 6% ao ano, mais TR.
- Deixe uma reserva técnica para situações de emergência, seja carro ou problemas de saúde.

Uma dica importante para o planejamento familiar é a provisão para gastos sazonais, caso dos impostos, como Imposto de Renda, IPTU - Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana e IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Sem este planejamento de gastos, a família pode passar apertada na hora destes desembolsos, podendo ter que recorrer a linhas de crédito para cobrir eventuais buracos de caixa, o que deve ser evitado.

Bazar Beneficente de Natal

No próximo final de semana acontecerá o Bazar de cama, mesa e banho em prol da SAS de Águas da Prata. Convidamos as coordenadoras do evento, Mali e Lourdinha para mostrar algumas peças que estarão à venda no Bazar. Lindos artigos e de excelente qualidade! Não perca esta oportunidade para garantir alguns presentes de Natal e ajudar uma Instituição!

Dica Gourmet

Trouxemos a verdeira receita de cookies americanos! Confira os ingredientes!

Cookies de Chocolate


Ingredientes

2 ¼ xícara de farinha
1 colher de chá de fermento
¾ colher chá de sal
1 xícara de manteiga
¾ xícaras de açúcar mascavo
¾ xícara de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de gotas de chocolate
Se desejar, adicione de nozes ou castanhas.

Produção

Bentec - ambientes pensados

Boutique Realce

Celio Costa (Cris cabeleireira e equipe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário