quarta-feira, 3 de março de 2010

Seguro Residencial

Vale a pena fazer um Seguro Residencial?

Este ano a temporada de chuvas parece não terminar. E com as chuvas vem os riscos de enchentes, raios e consequentemente prejuízos para diversas residencias e empresas. O riscos de queimar equipamentos e eletrodomésticos em casa, infelizmente não temos como prevê-los nem como evitá-los, porém pode-se reduzir os prejuízos com um seguro residencial.

Convidamos o consultor de seguros Daniel Rinaldi para falar sobre o seguro residencial e se vale a pena fazer. 


Se você é do tipo que não gosta de correr riscos, vá em frente e procure logo um consultor. Para atrair clientes, as seguradoras oferecem pacotes de serviços que podem incluir até babá para os filhos, claro que isso estará embutido no preço. Portanto, faça vários orçamentos. Veja a seguir um guia para ajudar você a escolher a apólice que melhor atende às suas necessidades.

A resposta à pergunta do título é sim, principalmente se considerarmos que o custo é baixo, e o bem segurado, inestimável. A comparação mais comum é com o seguro
para carros.

Os valores dependem do risco que se corre. Faça simulações em algumas empresas
e compare preços e serviços. E leia atentamente o contrato, pois sempre há exclusões. Após o sinistro, a seguradora tem um mês para ressarci-lo.

Fique atento a franquias - a sua parcela de participação em caso de sinistro em alguns dos itens segurados. Para danos elétricos e vendaval, por exemplo, são normalmente de 10% do prejuízo ou um valor mínimo, que varia de 200 a 300 reais ao adquirir outros produtos, guarde a nota fiscal e pergunte à seguradora como atualizar o contrato. Vale dizer que, quando os bens não estão relacionados no documento,as empresas estabelecem um teto para o ressarcimento.

Confira os principais sinistros:



Vendaval
Além desse item, inclui danos causados por furacão, ciclone, tornado, granizo, fumaça e, dependendo da seguradora, queda de aeronave e colisão de veículos terrestres. É mais comum para casas, afetadas por destelhamentos.


Roubo
É uma das coberturas mais solicitadas. Cobre a perda de bens por roubo ou furto qualificado (aquele por arrombamento), entre eles móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de estragos eventualmente deixados pelos criminosos. Aqui serve também a recomendação de que você faça uma lista detalhada dos produtos. Casas têm riscos maiores, mas isso não significa que os prédios estejam a salvo.


Assistência 24 horas
Os pacotes de serviços extras variam conforme a empresa. Normalmente, incluem a mão-de-obra de serviços de chaveiro, eletricista, vidraceiro, encanador e reparos provisórios em emergências. Gastos com peças ficam por conta do cliente e há limites no número de atendimentos. Alguns prevêem conserto de eletrodomésticos, babás para crianças e até hotéis para bichos. As seguradoras também podem indicar profissionais qualificados para trabalhos específicos, como reformas. Algumas oferecem um checkup residencial, no qual um profissional vai até a casa fazer tarefas diversas, como revisar instalações elétricas e hidráulicas, lubrificar fechaduras, lavar a caixa-d'água e pendurar quadros.

SSL Seguros
Tel. 3635-1035

Nenhum comentário:

Postar um comentário